O Governo lançou uma nova ferramenta com “informação oficial, actualizada e comparável” sobre os incentivos e apoios concedidos nos diferentes municípios do país.
A plataforma T-Invest quer estar ao serviço de cidadãos e empresas e ser um elemento de “coesão territorial”. Na apresentação, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse que “este é um instrumento fundamental de planeamento do nosso desenvolvimento regional, mas também de planeamento para utilizarmos os fundos europeus”. “Não só para cidadãos e empresas, mas também para quem faz planeamento, quem quer captar investimento para o território, disponível às instituições de ensino, que são absolutamente determinantes nas nossas estratégias de desenvolvimento regional, e às associações empresariais, aos municípios e freguesias”, acrescentou a governante, citada em nota de imprensa.
Ana Abrunhosa referiu ainda que ao promover “a concorrência e comparação entre os municípios” este projecto “serve também como fonte de inspiração para fazer mais e melhor”. “Decidir onde viver, trabalhar ou investir deve ser uma decisão informada e esta plataforma ajudará a tomar decisões acertadas”, concluiu.
Este portal disponibiliza as áreas de localização empresarial que existem, quais são os lotes livres e que áreas têm, qual é a infra-estruturação existente e se há escolas de formação profissional naquela zona, entre outros. Também podem ser prestadas informações sobre oferta ao nível da habitação, programas de apoio social, preço da água praticado, foi referido.
Dos 278 municípios do Continente, 260 aderiram já à plataforma.
No portal podem ser consultados os dados já divulgados pelos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo.