Arrancaram hoje, e prolongam-se até dia 20, as tradicionais provas de vinho novo na Feira de São Martinho, em Penafiel.
Ao longo dos 11 dias, na tenda instalada na Quinta de Puços, estarão disponíveis para a prova um total de 80 pipas, com cerca de 40 mil litros de vinho, adiantou Vitorino Ferreira, presidente da Adega Cooperativa de Penafiel.
Além do vinho novo da adega do concelho, há ainda vinho das adegas de Amarante, Lousada e Felgueiras. “Temos 30 mil canecas para vender e cinco mil malgas. No ano passado foram vendidas 60 pipas de vinho e esgotamos as 20 mil canecas”, recorda Vitorino Ferreira. O responsável pela adega penafidelense salienta ainda a qualidade do vinho: “Esperamos que seja um ano de grande impacto. Os vinhos são excelentes este ano”.
Mas nem só de vinho se faz o São Martinho de Penafiel. A essa tradição juntam-se muitas outras, salienta o presidente da Câmara Municipal. “O São Martinho tem uma tradição secular e a par da vertente religiosa tem essa vertente de ser a maior feira da região. São mais de 500 tendas que ocupam uma parte significativa da nossa cidade e nas quais se pode encontrar praticamente de tudo para enfrentar o inverno, desde o vestuário ao calçado, passando pela agricultura”, afirmou Antonino de Sousa aos jornalistas, no arranque do certame.
“Serão 12 dias este ano, mais um do que o habitual. Vamos ter muitas actividades e animação na cidade. Há de tudo para todos e, naturalmente, a castanha assada e o vinho verde tinto característico da região”, salientou. A isso junta-se o artesanato e uma vertente cultural, com vários grupos do concelho a actuar. “Esta Feira de São Martinho tem tido a capacidade de manter a sua identidade, mas também de ir evoluindo e inovando”, defende Antonino de Sousa.
Nos próximos dias são esperados milhares de visitantes na cidade num certame que, garante o autarca, “é uma referência incontornável na região e uma marca do Tâmega e do Sousa”.
Uma prova antecipada do sucesso do evento é o facto de a capacidade hoteleira do concelho já estar esgotada. “Não há capacidade para responder a tanta procura. É bom e é um desafio para os nossos empresários para que continuem a aposta na área do turismo que vai continuar a crescer”, acredita o presidente da Câmara.
No âmbito do São Martinho realiza-se, a partir de hoje, a XXI Concentração Motard, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa. Amanhã, começa a mostra de artesanato, no Largo da Igreja da Misericórdia, e no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel decorrem, também este fim-de-semana, as mostras de gado bovino e cavalar. No dia 11 de Novembro, feriado municipal, terá lugar, às 10h00, a eucaristia solene em honra de São Martinho, seguindo-se a procissão com o andor. Decorrem ainda os tradicionais magustos.