Face à descida dos números, o concelho de Paredes deve avançar no processo de desconfinamento na próxima semana, informou, hoje, o presidente da Câmara Municipal.
Alexandre Almeida aproveitou a reunião de executivo para explicar que a evolução da pandemia no concelho tem sido “positiva”, estando a assistir-se a um número “descendente” de infectados.
“Ontem tínhamos 76 pessoas positivas. Como a Direcção-Geral da Saúde faz uma média da última semana, esta semana ainda não deveremos conseguir descer dos 120 casos por 100 mil habitantes”, reconheceu o autarca. “De qualquer forma é expectável que na próxima semana, se a trajectória de evolução dos números continuar a ser esta, poderemos avançar no desconfinamento”, adiantou ainda.
O presidente da Câmara disse ainda aos vereadores que o centro de vacinação de Paredes tem estado a trabalhar bem. “No sábado atingiu-se o pico de vacinas ministradas, mais de 1200, e agora a média é de cerca de 1000 vacinados por dia. Temos quase 20 mil vacinados no concelho”, referiu o edil.
Apesar destes números positivos, a Câmara decidiu que o Shakedown do Rali de Portugal, em Baltar, não teria público.
“Entendemos, juntamente com a delegada de saúde que, tendo em conta que não evoluímos para o último patamar de desconfinamento, não estariam reunidas as condições para termos público no Kartódromo. Pelos montes cabe às autoridades fazer supervisão, mas vamos sensibilizar para que não haja ajuntamentos”, disse Alexandre Almeida.
Mesmo sem público, defendeu, “era importantíssimo manter evento em Paredes, porque é mais-valia para o concelho e para a vila de Baltar”.