O Grupo Teatral Freamundense, de Paços de Ferreira, foi distinguido no Festival Palco de Terra pela opereta cómica Gandarela que estreou há 60 anos e que é um marco do teatro amador nacional.
O certame decorreu em Barcelos, na freguesia de Balugães, e foi dedicado ao teatro amador do Norte de Portugal e da Galiza. Assim, e durante o passado fim-de-semana, o melhor do teatro amador do noroeste peninsular subiu ao palco do auditório local, um evento promovido pelo Teatro de Balugas, sendo que, este ano, recebeu teatro vindo de Freamunde e da Corunha.
No sábado, com plateia cheia, a comédia “Xacovedra”, da companhia galega Andaravía, abriu a programação dedicada ao teatro. O festival continuou no domingo, e novamente com lotação esgotada, com a opereta cómica, “Gandarela”, pelo Grupo Teatral Freamundense.
Durante o certame, foram então entregues os Prémios Palco de Terra, galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural, e da criação artística sobre o noroeste peninsular.
Na categoria Instituição, o prémio foi para a “Gandarela” do Grupo Teatral Freamundense, estreada há 60 anos e que é um marco do teatro de Freamunde e do teatro amador nacional.
Na categoria Personalidade, foi distinguido o ator Antonio Vasquez Turnez, por uma vida dedicada ao teatro amador na Galiza, em especial, no Andaravía Teatro.