Um grupo constituído por três ciclistas de Lousada, conhecido pelos Empena Bike, percorreu em três dias e meio, mais de 700 quilómetros, pela mítica e acidentada Estrada Nacional 2 que liga Chaves a Faro.
Segundo Rui Moreira, fundador do Empena Bike, a façanha teve como objectivo concretizar um sonho antigo, o de percorrer toda a estrada nacional 2, a maior via do país, com mais de 738 quilómetros que liga o Norte de Portugal ao Algarve, passando por 11 distritos.
“Depois de já termos feito vários trajectos, nomeadamente ao Santuário de Fátima, há muito que pretendíamos percorrer a EN2, a maior da Europa e uma das maiores do mundo, sendo conhecida pelo seu intenso tráfego, mas, também, pelas paisagens únicas e a sua importância histórica”,disse.
Falando do trajecto que realizaram, Rui Moreira destacou que o grupo antes de se fazer à estrada fez uma preparação física mais intensa à medida que se foi aproximando a data da partida.
“Começamos por treinar uma vez por semana, mas no último mês, antes da partida, intensificamos os treinos, fazendo três treinos por semana”, disse, salientando que o calor, o declive de alguns itinerários foram alguns dos contras que o grupo teve de superar.
“O segundo dia, devido ao calor e à dureza do percurso, foi o mais difícil de percorrer. De uma forma geral preparamo-nos convenientemente quer física quer mentalmente”, expressou, sustentando que o espírito de grupo nos mais de 378 quilómetros esteve sempre presente e apesar do desgaste e do cansaço os três elementos nunca vacilaram.
“No percurso optamos por colocar em prática a técnica da fila indiana, o que permitiu revezarmo-nos, evitar o imenso tráfego rodoviário e manter-nos unidos”, salientou, avançando que o grupo no primeiro dia percorreu 175 quilómetros, no segundo 225, o mais duro, no terceiro 230, tendo feito mais 130 quilómetros no restante meio dia.
Ao Verdadeiro Olhar, Rui Moreira realçou que o grupo Empena Bike tem um outro sonho que gostava de ver concretizado, fazer os picos da Europa, um dos maiores do Velho Continente, abrangendo as Astúrias, Cantábria e Castela e Leão.
“É um sonho que todos temos, mas obviamente que estamos a falar de um trajecto diferente e como tal a preparação terá de ser outra. É um objectivo para concretizar talvez só daqui a um, dois anos”, afirmou.
O grupo Empena Bike é constituído por Manuel Gomes, Rui Moreira e José Barbosa.