Cerca de 44100 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, por causa da sua condição física, psicológica que possa colocar em causa a sua segurança, foram sinalizados pela GNR.
Em comunicado, aquela força de segurança revela que, no âmbito da Operação “Censos Sénior 2023”, foram realizadas 304 ações em sala e 2 651 porta a porta, abrangendo um total de 24 978 idosos.
No ano passado, a operação tinha permitido sinalizar 44 511 idosos que viviam sozinhos ou isolados.
A GNR explica que esta operação visou garantir ações de patrulhamento e sensibilização à população mais velha, alertando-a para a necessidade de adotar comportamentos de segurança, o que reduz o risco de se tornar vítima de crimes, sobretudo violência, burla e furto.
Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando “um apoio mais próximo” à população idosa, o que contribui para “criar um clima de maior confiança e empatia entre os idosos e os militares da GNR”, servindo a iniciativa para também aumentar o sentimento de segurança.