A GNR anunciou hoje o início da “Operação Verão Seguro 2024”, com reforço de patrulhamento e abrange, não só zonas balneares, mas eventos, estabelecimentos e locais de diversão noturna, nos principais eixos rodoviários, fronteiras, residências e proteção da floresta.
A operação decorre até 15 de setembro e segundo comunicado da GNR, nesta altura “é expectável um crescente número de turistas nas zonas na área de responsabilidade territorial da guarda, registando-se assim um aumento substancial de população”.
Como há uma “uma diminuição da população nas áreas de residência habitual, o que faz com que algumas habitações fiquem desabitadas durante períodos de tempo prolongados, pelo que importa prevenir a ocorrência da criminalidade associada”.
A GNR assegura intensificação do patrulhamento junto aos estabelecimentos de diversão noturna e de maior aglomerado de pessoas, bem como garantir a segurança de eventos, festas e romarias sazonais. Vai ainda reforçar as ações de apoio, regularização e fiscalização da circulação rodoviária, assim como policiamento de proximidade junto das zonas residenciais e vigilância e deteção de incêndios rurais, de forma a a garantir a proteção da natureza e do ambiente.
Para promover e facilitar o policiamento de proximidade aos turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a GNR irá realizar diversas ações de patrulhamento misto e conjunto, em vários pontos do país com a Guardia Civil espanhola, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinier italiana.