A GNR começou hoje uma campanha de sensibilização denominada “Regresso às aulas 2024” e que é tem como objetivo a segurança e os comportamentos inclusivos, envolvendo alunos, professores e encarregados de educação em cinco mil estabelecimentos escolares.
Em comunicado, aquela força de segurança esclarece que pretende chamar a atenção para a “necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção, ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social”.
Durante a campanha, que decorre no âmbito do Programa Escola Segura (PES), os militares vão dar-se a conhecer na sua zona de atuação e distribuir o seu número de contacto, como forma de aproximar a guarda e a comunidade escolar.
Para além disso, vão alertar para os perigos do bullying, assim como do ‘ciberbullying’ para que a comunidade escolar não descure os sinais de alertam, porque é preciso prevenir ou saber reagir perante este tipo de crime.
Estas ações envolvem cerca de 400 militares e a GNR anuncia ainda que vai ainda abordar a segurança no transporte de alunos, alertando os condutores para a utilização dos cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças.