No ano lectivo 2019/2020, as escolas e entidades portuguesas que participaram na 12.ª edição da Geração Depositrão recolheram cerca de 385 toneladas de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e 15 toneladas de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), num total de 400 toneladas.
“Considerando um total de 427 pontos de recolha em todo o país isso traduz-se no peso médio de recolha equivalente a mais de 900 quilogramas”, diz nota de imprensa daquele que se intitula como “o maior programa de sensibilização ambiental do país”.
A campanha, fruto de uma parceria entre a ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos, e o Programa Eco-Escolas (ABAE), tem como objectivo estimular a entrega destes resíduos nas escolas e entidades parceiras, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem. “Anualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais 420 mil alunos e cerca 42 mil professores de todos os níveis de ensino”, descreve a organização.
Só nesta edição, o distrito do Porto foi responsável pela recolha de mais de 15 toneladas de REEE e pilhas. A Escola Básica e Secundária de Airães, de Felgueiras, foi a que mais equipamentos e pilhas recolheu, cerca de 1,7 toneladas. No top três ficou a Escola Secundária de Alfena (Agrupamento de Escolas) que encaminhou 1,3 toneladas destes materiais.
Da região participaram ainda a EB 2,3 de Cristelo, em Paredes, que recolheu 157 quilos de material para reciclar, a Escola Básica de Frazão, em Paços de Ferreira, que encaminhou 155 quilos, e a Escola Básica de Pias, em Lousada, que conseguiu 149 quilos de REEE e pilhas.
A nova edição já está a decorrer. As escolas que participam são premiadas.