A freguesia de Raimonda, em Paços de Ferreira, e a freguesia francesa de Hericy celebraram, no sábado, um acordo de geminação.
“Foi amor à primeira vista”, conta o presidente da Junta de Freguesia de Raimonda, Jocelino Moreira. A ideia do acordo partiu da congénere francesa, Sylvie Bellecourt, que contactou com o presidente da Associação Franco-Portuguesa, que tinha um amigo na região do Vale do Sousa, que, por sua vez, foi quem ficou encarregue de encontrar uma freguesia.
Procuravam por dinamismo e, através, do Facebook, chegaram à página da freguesia pacense, onde viram alguma actividade e iniciaram os contactos.
Em Outubro do ano passado, o executivo da Junta de Freguesia de Raimonda, acompanhado pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Rui Sousa, encontrou-se, em Hericy (que fica a cerca de 70 quilómetros de Paris), com a presidente da Câmara e a sua equipa. “Houve logo ali uma química muito grande e, curiosamente, eles têm alguns projectos semelhantes aos nossos, nomeadamente, na questão ambiental”, referiu, acrescentando que a comunidade de portugueses no local é também muito forte.
“É um orgulho para nós”, disse com satisfação Jocelino Moreira, explicando que “os franceses têm uma posição nesta área muito mais desenvolvida do que a nossa, ou seja, qualquer freguesia lá tem um acordo de geminação”. Estes acordos estabelecem laços de cooperação entre cidades/freguesias de áreas geográficas ou políticas distintas.
Além de projectos a nível cultural e desportivo, o objectivo é também haver trocas de conhecimento, de “maneiras de funcionamento, de estar, de interagir com a população”. Um dos exemplos que já foi implementado, este ano, em Hericy foi o Orçamento Participativo, algo que lá “nunca se tinham lembrado”.
Em Setembro, o presidente vai voltar a Hericy. Até lá, sem querer levantar muito o véu sobre novos projectos, revela que, quanto ao orçamento participativo, vão começar a trabalhar no sentido de haver um intercâmbio de jovens, estilo Erasmus.