A associação Gasadas no Asfalto celebra quatro anos e vai comemorar o dia com um convívio de motas e motorizadas, em Paços de Ferreira.
A partir das 14h00 do dia 27 de abril, junto às antigas escolas de Penamaior, vai decorrer a benção da sede e dos capacetes e um cortejo das motos pelo concelho, numa distância de cerca de 25 quilómetros. A entrada é gratuita e aquele que é o quinto convívio vai ser animado pela actuação da banda portuense de Rock’n’ Roll e Blues, Blackcherry, e uma BikeWash com Gaby Dias.
São esperadas mais de 230 motas e 500 pessoas, números alcançados no evento do ano passado, mas que a organização conta superar, uma vez que os interessados têm vindo a aumentar em cada iniciativa.
Gosto pelas motas motiva criação da associação
Tudo começou com a paixão pelas motas. Daniel Leal, presidente da Associação Gasadas no Asfalto, sempre se interessou pela área e fazia pequenas reparações para as pessoas mais chegadas. “Sempre estive ligado às motas e o meu pai era reparador de motorizadas”, contou.
Ao fim-de-semana, ia com mais cerca de 10 amigos dar uma “voltinha de mota”. Criaram um grupo privado no Facebook chamado “Dar uma Gasada de Mota”, onde combinavam as viagens, até que receberam um convite por parte do presidente da Junta de Freguesia de Penamaior para criarem um grupo. A ideia era a Junta fornecer as condições, nomeadamente, a sede e o espaço para realizarem os eventos. E assim foi. A associação Gasadas no Asfalto nasceu há quatro anos e tem hoje cerca de 120 associados.
Já passaram por fases más, mas Daniel Leal garante que “agora as coisas estão a correr bem”.
Realizam vários eventos ao longo do ano, no Natal, no Ano Novo e um passeio anual, só para quem é associado. Já concretizaram inclusive uma concentração com recolha de bens e uma caminhada solidária, que reverteu em ajudas para o Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO).