O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, inaugura esta terça-feira, pelas 9h30, o Gabinete de Apoio ao Emigrante do concelho de Paços de Ferreira.
A valência, que vai funcionar na sede da Junta de Freguesia de Freamunde pretende assumir-se como um gabinete “de nova geração”, articulado com o turismo, o investimento e as microempresas, sustenta a Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
O Gabinete de Apoio ao Emigrante está integrado no Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, que diagnostica, em cada território, as microempresas que querem investir no exterior e as que o querem fazer nas suas terras de origem. Está ainda ligado à secretaria de Estado da Internacionalização e à do Turismo e presta informação aos emigrantes que regressam a Portugal, aos portugueses que querem emigrar e aos que ainda estão emigrados.
A decisão de instalar o Gabinete em Freamunde, tal como já tinha acontecido com o Espaço Cidadão, revela que o executivo municipal está fortemente empenhado em colocar relevantes Serviços Públicos nesta freguesia, “como alavanca para a economia e dinamização da cidade de Freamunde”, justifica a autarquia.