Os funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira estão em internamento voluntário de prevenção desde o passado dia 28. Foram divididos em dois grupos. Um mantém-se no apoio aos idosos durante 14 dias, sem saídas ao exterior, os outros ficam em casa, em quarentena e depois regressam ao trabalho no mesmo regime.
Durante 14 dias as colaboradoras da acção directa e dos serviços gerais, o enfermeiro, o ajudante de refeitório e as cozinheiras ficam fechados com os idosos.
“Estão divididos em dois grupos. O primeiro fica por 14 dias no lar, enquanto o segundo grupo fica de quarentena em casa aguardando a sua entrada ao serviço ao fim de 14 dias pelo mesmo regime de internamento voluntário”, descreve a Santa Casa.
Já as colaboradoras do serviço social, animação, comunicação e secretaria asseguram as relações com o exterior e encontram-se a trabalhar num gabinete isolado do contacto com o interior da instituição.
“O plano de emergência elaborado inicialmente previa um internamento das colaboradoras durante sete dias sem sair do lar. Dada a conjuntura e actualização de novas recomendações diárias, a Provedora decidiu que o mais seguro seriam os 14 dias na instituição sem contactar com o exterior, sem ver a família, num isolamento preventivo”, refere nota de imprensa, dizendo que os colaboradores aceitaram a proposta de imediato, tendo em vista o bem-estar dos idosos.
Actualmente não existe nenhum caso suspeito de COVID-19 na instituição.