A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou os espaços do cidadão nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, equipamentos que estão localizados nos edifícios das respectivas juntas de freguesia.

Os espaços do cidadão são constituídos por áreas de atendimento ao público, balcões de atendimento, áreas com instalações sanitárias e outras destinadas às pessoas com mobilidade reduzida e ainda salas de arrumos.

Cada posto de atendimento ao cidadão tem ao serviço cerca de treze entidades estatais com cerca de oitenta serviços tais como, segurança social, ministério do trabalho e da justiça, entre outros.

Os serviços disponíveis nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos permitem efectuar assuntos relacionados com o ACT (Autoridade para as condições de trabalho), com a ADSE (Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado), assuntos relacionados com propriedade intelectual e com a defesa do Consumidor.

Estes espaços possibilitam, ainda, resolver  assuntos relacionados com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), com a Segurança Social (subsídios, abonos e pensões) com a carta de condução e registos e notariado.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, defendeu que os novos espaços do cidadão reforçam a aposta, na modernização do concelho e a descentralização de serviços.

“São muitos os assuntos que podem ser resolvidos, sem ter a necessidade de se deslocarem até à cidade, traduzindo-se na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. É importante vivermos num território coeso. Estes equipamentos têm um papel fundamental, principalmente para quem está mais distante da sede do concelho”, disse.

O presidente da Junta de Freguesia de Rio Mau, Manuel Soares da Silva, destacou que este equipamento é fundamental para o desenvolvimento da freguesia e promove a inclusão digital e resolução de diversos assuntos, evitando grandes deslocações.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, Henrique Martins, realçou que a vila passou a reunir, num só espaço, três serviços de “grande importância para a população”, o balcão CTT, a secretaria da junta de freguesia e o espaço do cidadão, garantindo respostas aos problemas de cada cidadão.