O Socorro e a Emergência Médica foi o tema do debate promovido pela Junta de Freguesia de S. Mamede de Recesinhos, em Penafiel, o primeiro de um ciclo de debates sobre a saúde.
A iniciativa contou com as presenças do comandante dos Bombeiros de Penafiel, António Paulino e do médico do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Manuel Filipe Serralva.
Segundo a presidente da Junta de Freguesia de S. Mamede de Recesinhos, Alexandra Sousa, a acção teve como objectivos sensibilizar a comunidade para a importância deste tema, nomeadamente os primeiros socorros e a emergência médica.
A autarca revelou, também, que esta primeira iniciativa procurou informar a comunidade para a primeira assistência a vítimas de acidente ou de doença súbita, até à chegada dos primeiros meios de socorro.
O debate abordou ainda a importância das corporações de bombeiros na ajuda no socorro assim como a necessidade das ambulâncias estarem devidamente equipadas com o desfibrilhador, equipamento fundamental no socorro.
A autarca garantiu, também, que a Junta de Freguesia irá prosseguir com este ciclo de temas dedicados à saúde, promovendo, em data a anunciar, um curso de primeiros socorros em colaboração com os Bombeiros de Penafiel que além de transmitir noções básicas de primeiros socorros e conhecimento de suporte básico de vida, tem como objectivos ajudar financeiramente a corporação com a atribuição de verbas resultantes da inscrição no curso.
Falando do curso de primeiros socorros, Alexandra Sousa esclareceu que estas acções têm, também, como finalidade sensibilizar as pessoas para a necessidade de responder eficazmente a uma situação emergência, quem contactar, quem informar, assim como identificar um estado de choque, por exemplo.