Freguesia de Lordelo vai dar as boas-vindas ao Verão com um ‘Skate Park’

Praticantes chamados a participarem no projecto, terça-feira, às 17h00, no auditório da freguesia

0
Maquete: Junta de Lordelo

A freguesia de Lordelo, em Paredes, vai ter um skate park que estará a funcionar até ao Verão. Esta é pelo menos a pretensão do autarca local, que agendou uma reunião com os praticantes e a comunidade, terça-feira, às 17h00, no auditório da Junta, no sentido de “darem ideias e sugestões” para tornarem o futuro equipamento “mais funcional para todos aquele que praticam a modalidade”, explicou ao Verdadeiro Olhar, o autarca local.

Como o projecto vai contar com a participação da comunidade, “todos vão sentir como seu este equipamento e vão cuidar dele”, frisou Nuno Serra.

Apesar de não estar definido o local exacto para edificar o Skate Park, existem três possibilidades, mas a escolha vai recair sobre “aquela que os praticantes, assim como os técnicos, considerarem ser a melhor para a prática deste tipo de desporto”. Certo é que vai ficar no centro da freguesia.

A infra-estrutura deverá custar cerca de “50 mil euros”, que contam com uma comparticipação da Câmara Municipal de Paredes, e terá um prazo de execução de “dois a três meses”.

Nuno Serra acredita que o Skate Park será uma “mais-valia”, tendo em conta que “há muitos miúdos em Lordelo”, amantes do skate que, a partir do Verão, “vão ter um espaço próprio, com toda a segurança para a prática da modalidade”.

A Junta de Freguesia pretende ainda que esta nova infra-estrutura ofereça todas as condições para acolher competições dos mais diversos níveis técnicos, desde o nível iniciante ao profissional, tanto de âmbito regional como nacional, permitindo ainda a prática de outras modalidades como a patinagem inline a o BMX Freestyle.

De salientar que esta é uma modalidade cada vez mais procurada em Portugal. Segundo a federação de Patinagem de Portugal, o skate foi o desporto com maior procura e desenvolvimento nas escolas portuguesas em 2020, representando um crescimento de 20 a 25 por cento de novos praticantes por mês.

Estima-se que em Portugal existam atualmente cerca de 80 mil skaters ativos e mais 20 milhões em todo o mundo.