A Freguesia de Ermesinde recebeu o certificado “coração verde”, um reconhecimento que resulta da “optimização dos processos de gestão ambiental” e da “aquisição e manutenção de boas práticas ambientais”, anunciou, em comunicado, a Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto), promotora desta distinção, a par com a Câmara Municipal de Valongo.
A atribuição deste certificado está inserida num desafio lançado em 2009, denominado ‘Projecto Geração + Local’, ao qual esta freguesia se associou, de forma a “contribuir para um futuro mais sustentável”, refere a nota.
Ermesinde é “a primeira instituição, de âmbito local, a ser certificada, explica a Lipor, avançando que foi fundamental para esta conquista, a freguesia “ter dado a conhecer o projecto, junto da população local”, bem como ter envolvido, “diferentes parceiros, alinhando-os num ambiente de cooperação estratégica, em volta de um objetivo comum”.
Algumas das práticas levadas a cabo, incluíram a “dinamização de acções de formação e sensibilização, dirigida a colaboradores da Junta e a comunidade local”, a “participação na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”, através da colaboração nas iniciativas como ‘Rua sem beatas’ e Rua 100 Publicidade!’ e a realização de “workshops participativos e fóruns ambientais”.
A “promoção de compostagem caseira” e a “substituição de vários equipamentos de recolha de resíduos”, como cemitérios e Mercado Municipal”, e a “optimização dos processos da Gestão Ambiental, nos edifícios da Junta, foram outras das práticas que levaram a edilidade e a Lipor a atribuírem este certificado.
A LIPOR, fundada em 1982, gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Todos os anos, trata cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos, produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes.
Provavelmente deve-se à verdura da minha parte minha rua dos Açores aonde nunca chega a limpeza das ervas. Qualquer dia entram me pela janela do 1° andat
Comments are closed.