O presidente da Junta de Freguesia de Abragão, José Manuel Sousa, referiu, há instantes, ao Verdadeiro Olhar, ter tido a confirmação de que o Centro Escolar local vai ter duas turmas de Jardins-de-infância e não uma como inicialmente terá sido avançado pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE).
Segundo o autarca, fonte oficial do Ministério da Educação confirmou que o Centro Escolar de Abragão vai ter duas turmas de jardim-de-infância para acolher as cerca de 40 crianças em idade pré-escolar
“A Junta de Freguesia de Abragão congratula-se pela decisão da DGESTE em abrir duas turmas de jardim-de-infância no Centro Escolar da freguesia. Esta é a solução que melhor garante os interesses das famílias e das crianças”, disse.
“Foi com enorme satisfação que vemos este caso resolvido com justiça e celeridade”
O responsável pelo executivo da Junta de Freguesia de Abragão destacou, também, que se fez justiça depois de decisão da DGESTE, segundo o autarca, ter avançado com a possibilidade de “excluir” 15 crianças do centro escolar da freguesia
“Foi com enorme satisfação que vemos este caso resolvido com justiça e celeridade. A Junta de Freguesia de Abragão e a Câmara Municipal de Penafiel estiveram desde sempre a acompanhar esta situação no sentido de agilizar todos os meios para a sua resolução. Quero agradecer a todas as entidades envolvidas, desde a Câmara Municipal de Penafiel, o Ministério da Educação, a DGESTE, assim como o Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste. Um especial louvor a todos os encarregados de educação que nunca baixaram os braços em defesa dos direitos dos seus filhos. Um bem-haja a todos”, sustentou.
Recorde-se que a comunidade educativa de Abragão estava insatisfeita com a decisão da DGESTE em “excluir” cerca de 15 crianças do Centro Escolar local. Este descontentamento e sentimento de injustiça tinha sido oficializado com um abaixo-assinado por parte dos pais das crianças e que contou com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Penafiel.
A freguesia possui cerca de 40 crianças em idade pré-escolar que irão agora frequentar duas turmas de jardim-de-infância no Centro Escolar de Abragão.
A vila é uma das freguesias do Tâmega e Sousa com maior taxa de natalidade e com um elevado número de crianças em idade escolar.