Hoje, considera-se uma “mulher forte, segura de si, que aprendeu a proteger-se dos comentários não construtivos e a descartar opiniões negativas”, mas não foi sempre assim. Cristiana Silva, de 19 anos, recorda com tristeza uma infância em que sofreu bullying.
“Durante todo o meu ensino básico, diariamente, ouvia palavras fortes que marcavam o meu dia-a-dia, até passarem a agressões. Sentia uma injustiça enorme por estar a sofrer e não conseguir fazer nada para acabar com isso.
Todos estes episódios e palavras fragilizaram o meu amor-próprio, a minha auto-estima e inevitavelmente abalaram o meu crescimento”, confessa a natural de Freamunde, Paços de Ferreira.
“Com o passar dos anos quis ter uma voz activa. Quis inspirar outras meninas/mulheres com a minha história. Vi nos concursos de beleza uma oportunidade de ouro para isso mesmo”, adianta ainda Cristiana Silva.
E foi assim que a jovem acabou por chegar ao concurso Miss Portuguesa, do qual se sagrou 1.ª Dama de Honor em 2019. Como este ano não houve concurso, foi agora indigitada pela Organização Miss Portuguesa como Miss Universo Portugal 2020.
Vai representar o país na 69.ª edição do concurso Miss Universo, que se realizará nos Estados Unidos da América, em 2021. Não esconde que o objectivo é fazer “soar bem alto” o nome de Portugal e trazer a coroa.
Quer “lutar por um mundo mais justo”
Cristiana Silva cresceu em Freamunde no “seio de uma família muito unida”. É filha única e tem os pais como pilares e, apesar do bullying, guarda recordações felizes dessa etapa da sua vida. Sempre gostou de estudar e era boa aluna. Gostava sobretudo de Português, “talvez porque adoro ler e escrever”, justifica.
Como todas as crianças, sonhou ser muita coisa e foi mudando várias vezes de opinião “conforme ia descobrindo o mundo”. “Primeiro ambicionei ser médica, depois enfermeira, até que no 9.º ano percebi que o Direito era a minha verdadeira paixão”, descreve a jovem.
Actualmente, estuda Solicitadoria na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Porto, pertencente ao Instituto Politécnico do Porto. “Escolhi esta área porque o Direito me desperta um grande interesse, sou uma apaixonada pela lei. Pelo seu poder, por ter a esperança de conseguir ajudar os outros, tentar lutar por um mundo mais justo”, afirma.
E foi quando percebeu que os concursos de beleza podiam ser uma forma de se expressar que se resolveu inscrever num. Foi no ano passado que ingressou no Miss Portuguesa. Em Abril venceu a semi-final e sagrou-se Miss Portuguesa Gaia, o que lhe deu acesso directo à final nacional do Miss Portuguesa que consistiu num estágio de cerca de 15 dias onde as concorrentes foram colocadas à prova em áreas como talento, desporto, elegância, fotogenia, debates ou causas sociais.
Na gala final, realizada em Julho, em Gondomar, Cristiana Silva sagrou-se 1.ª Dama de Honor do Miss Portuguesa 2019.
Concurso é “uma oportunidade de ter uma voz activa na sociedade”
Este ano, como não houve concurso, recebeu com “surpresa” a notícia de que foi indigitada como Miss Universo Portugal.
“É importante referir que ao participar no concurso Miss Portuguesa temos consciência que podemos aceder aos concursos do Grand Slam. A Organização Miss Portuguesa tem conhecimento profundo de todas as finalistas, quais as características e ambições de cada uma. Tendo em conta o momento que estamos a viver e tendo sido a edição de 2020 do concurso cancelada, a escolha da representante de Portugal no Miss Universo recaiu em mim, o que me deixou muito orgulhosa”, afirma a jovem de Freamunde.
Nos Estados Unidos, a representar Portugal, quer dar o seu melhor. “Esta é uma máxima que carrego comigo para tudo aquilo que me proponho fazer. Preparar-me o melhor possível, trabalhar muito para atingir sempre os meus objectivos. Neste caso, o objectivo é fazer soar o nome de Portugal no palco do Miss Universo e conseguir trazer a coroa para Portugal”, admite.
O concurso ainda não tem datas definidas, mas deverá acontecer no primeiro quadrimestre de 2021.
No futuro quer continuar a investir na formação e conciliar a profissão com as responsabilidades enquanto miss. “O mundo dos concursos de beleza não é apenas direccionado para a beleza física. Vai mais além. É uma oportunidade de ter uma voz activa na sociedade. Seguir o lema da Organização Miss Portuguesa ‘Beleza por uma Causa’, que no meu caso se traduz principalmente desenvolver ou participar em actividades para apoiar outras mulheres com baixa auto-estima e vítimas de discriminação e/ou violência”, sustenta a freamundense.
“Ter este título dá-me oportunidade de dar a conhecer as minhas raízes e a nossa cultura e tradições por onde passar. Tenho consciência que não é fácil conciliar os estudos com a responsabilidade de representar Portugal num concurso internacional, ainda por cima, com a dimensão do Miss Universo. Mas acredito que tudo é possível desde que nos esforcemos e trabalhemos arduamente no que nos propomos fazer”, afirma ainda.
Cristiana Silva descreve-se como “uma jovem sonhadora, sorridente, extrovertida, altruísta e muito apaixonada pela vida”, que adora desporto e ler e investe na sua formação. “Tal como a maioria dos jovens, adoro estar com os meus amigos e com a minha família. Gosto de conhecer novas culturas, costumes e tradições. O meu lema é aproveitar este presente que é a vida até ao último segundo. Vejo a vida precisamente como uma oportunidade única, e por isso mesmo, acredito que devemos viver da melhor maneira possível”, conclui.