Foto: Paróquia de Freamunde

Chama-se Igreja do Divino Salvador de Freamunde e está a nascer para fazer face às necessidades da paróquia. A obra começou em Abril e está orçada em 2,5 milhões de euros. Quando estará pronta? Não se sabe. “Vamos avançando à medida das nossas possibilidades”, explica o pároco de Freamunde, Manuel Brito.

A nova igreja, que vai ocupar uma área de 2.500 metros quadrados, tem capacidade para 600 lugares e, além do espaço de culto, conta com a sacristia, uma casa mortuária e uma sala polivalente.

Bispo do Porto benzeu a primeira pedra do novo edifício

Mais de 1.500 pessoas se mobilizam, todos os sábados e domingos, para assistir às quatro celebrações da eucaristia realizadas em Freamunde.

A Igreja Matriz, que tem apenas 180 lugares sentados, era exígua para as necessidades da paróquia, confessa o Padre Manuel Brito. O culto passou a ser feito no auditório do Centro Paroquial, mas também aquele espaço não tinha cumpria os requisitos. “Tem limitações sobretudo em termos de acessibilidade a pessoas deficientes, idosas ou mesmo crianças, e em termos de segurança”, refere o pároco.

Por isso, há quatro anos nasceu o sonho de edificar uma nova igreja. “Precisamos de um espaço para acolher com qualidade e dignidade os fiéis”, defende.

A obra, orçada em 2,5 milhões de euros, arrancou em Abril, mas não há prazo de conclusão, já que está a ser construída apenas com fundos da paróquia e com a ajuda e donativos da comunidade. “Vamos avançando à medida das nossas possibilidades”, explica o padre Manuel Brito. “Só avançamos porque sentimos que havia um forte apoio e que as pessoas sentiam essa necessidade”, acrescenta.

Foto: Paróquia de Freamunde

A nova igreja, que vai receber o nome de Igreja do Divino Salvador de Freamunde, fica junto à actual Igreja Matriz e vai ocupar 2.500 metros quadrados, incluindo a assembleia, uma sacristia, uma casa mortuária e uma sala polivalente. Terá capacidade para 600 lugares e é “uma igreja à medida dos novos tempos”, com arquitectura contemporânea e destinada às novas gerações.

No passado dia 18 de Junho, foi realizada a bênção da primeira pedra deste novo espaço de culto, com a presença de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, e de D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto e natural de Freamunde.

Para completar o projecto, a paróquia vai continuar a realizar peditórios e iniciativas para angariar fundos.

O pároco acredita que um novo edifício é também uma forma de atrair mais pessoas à Igreja.