Entre os dias 13 e 15 de Setembro, o centro urbano de Freamunde vai receber uma feira à moda antiga para assinalar os 300 anos do foral de D. João V que legalizou a feira do capão de Freamunde.
“Vamos procurar recriar o mais fidedignamente possível uma feira do século passado com usos e costumes e ofícios. Não queremos que seja confundido com uma feira medieval, nem com uma feira de artesanato”, descreve José Luís Monteiro, presidente da Junta de Freguesia de Freamunde. “É uma data emblemática que não podíamos deixar passar”, acrescenta.
O evento vai contar com uma feira de gado, (bovino, asinino, caprino e o centro das celebrações, os capões), recriações históricas, dança, teatro, animação de rua e a música estará a cargo de “uma série de grupos ligados a essa área mais tradicional”.
“Esperamos Portugal inteiro. Vamos chegar com a mensagem ao país inteiro, portanto, esperamos ter cá gente de norte a sul”, sublinha o presidente, referindo que estão a fazer “uma campanha de difusão do evento muito forte”, por isso, esperam “muita gente”.
A iniciativa de entrada gratuita é da Junta de Freguesia de Freamunde e das associações locais, com o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.