São mulheres, mães, esposas, donas de casa, mas também empresárias, empreendedoras e muitas vezes lideres nas suas áreas de negócios. Cerca de 30 mulheres participaram, esta quarta-feira, num encontro de partilha de experiências e conhecimentos que pretende promover os negócios no feminino. A iniciativa decorreu em Freamunde, no Hotel Charme Quinta do Pinheiro, e foi promovida pelo Glow Woman Club, que se dedica à promoção da liderança das mulheres.
O almoço contou com a presença de três mulheres de negócios do concelho de Paços de Ferreira. Conheça os seus percursos.
Clube promove a liderança no feminino através do networking, do treino de competências e da partilha de experiências
O Glow Woman Club (GWC) dedica-se a promover a liderança no feminino através do networking, do treino de competências e da partilha de experiências. A organização junta, de dois em dois meses, as mulheres num almoço – o Glow Lunch – permitindo que as mulheres em cargos de liderança e empresárias aprendam umas com as outras e percebam que não estão sozinhas, explicou Esther Liska, responsável pelo GWC.
“Também temos formações para dar competências de liderança a mulheres e agora a jovens adolescentes. Queremos trabalhar as jovens para que se sintam mais seguras e confiantes na hora de tomar decisões e de avançar com os seus sonhos e projectos”, sustentou.
Esther Liska diz que há muitas mulheres empreendedoras em Portugal e que, cada vez mais, as portuguesas estão a ganhar coragem para avançar para a criação dos seus próprios negócios. “Para quem trabalha por conta de outrem deixar essa segurança de ter um salário e de avançar para um novo projecto requer muita coragem”, afirmou.
A iniciativa contou com a presença de Maria Manuel Cyrne, empresária de sucesso, que deu o seu testemunho de luta e persistência, tanto no campo pessoal como profissional. “Uma história de vida de uma mulher que quis ser mulher e feliz. Espero que achem a minha história inspiradora”, referiu. “Sempre lutei para realizar os meus sonhos. Nunca desisti nem deixei de acreditar”, acrescentou.
Entre as mulheres que participaram neste encontro de networking, de vários pontos do país, estiveram três mulheres de Paços de Ferreira.
“Não há impossíveis. Às vezes vão é surgindo desafios pelo caminho”
Célia Carneiro dirige um consultório dentário em Freamunde. Depois de tirar o curso, há 17 anos, começou a trabalhar nesse mesmo espaço, mas cedo percebeu que o caminho não passava por aí. Seis meses depois estava a pedir um empréstimo para tornar-se dona do espaço e liderar o seu próprio negócio.
Conciliar a vida profissional e a pessoal nem sempre é fácil, mas consegue-se, com “muita ginástica e perseverança”, diz a natural de Carvalhosa. “No início havia dias em que chegava tardíssimo a casa. Tinha que abdicar de algumas coisas porque tinha uma empresa para gerir”, não esconde. Mas “quando se faz aquilo que se gosta” tudo se torna mais fácil, garante a dentista.
Tem participado nos Glow Lunch desde o início. “Identifico-me com o projecto. Vemos outras mulheres que também são mães, esposas e empresárias e podemos partilhar experiências, dificuldades e desafios. E têm surgido boas amizades e parcerias”, refere Célia Carneiro. “Já vi cá pessoas que estavam indecisas em deixar uma situação de segurança e arriscarem para viver o sonho e que agora são excelentes empreendedoras e empresárias”, acrescenta.
Em jeito de mensagem para outras mulheres, a pacense diz que “não há impossíveis”. “Às vezes vão é surgindo desafios pelo caminho, mas se nos focarmos naquilo que queremos e acreditarmos em nós próprias e, acima de tudo, não desistirmos, trabalharmos e lutarmos vamos conseguir tudo o que quisermos”, defende.
Entre a Matemática e a decoração
Dividir a vida entre a Matemática e a decoração de interiores também nem sempre é fácil, mas Rita Ferreira decidiu tornar o gosto em negócio. “Sempre tive paixão por decoração de interiores e sempre ajudei a decorar casas de amigos e familiares. Até que decidi fazer uma formação na área e lançar a empresa”, conta a pacense.
Hoje, ainda dá aulas, em Freamunde. “Não é fácil de conciliar tudo, mas quando as pessoas acreditam num projecto fazem tudo para conseguir”, sustenta. “Tenho dois filhos, a casa, o marido, o papel de mulher, mãe, empresária, professora e, às vezes, motorista dos filhos”, diz em tom de brincadeira.
Ainda assim, arranjou tempo para este encontro e afirma que esta partilha de experiências e contactos é fundamental. “Aprendemos muito com outras pessoas, mesmo que sejam de áreas diferentes”, acredita.
Sobre o papel da mulher no mundo dos negócios, Rita Ferreira também crê que já foram dados passos importantes, mas defende que “a mulher tem que ser mais reconhecida a nível social e receber cargos de relevância em empresas”. “Sinto que há empresas que apostam nos homens porque não engravidam nem usam a licença de maternidade. Isso ainda conta na hora de decidir”, refere.
Por outro lado, a docente sustenta que as mulheres têm vindo a mostrar que conseguem superar tudo isso. “As mulheres têm capacidades de foco, liderança e gestão de pessoal, agem com bom senso e calma, e isso faz delas melhores líderes”, argumentou.
“É importante discutir a liderança no feminino”
Arminda Silva ocupa um cargo de liderança na Águas de Paços de Ferreira. E funções não lhe faltam. “Trabalho na direcção financeira, comercial e administrativa. Sou o que é considerado uma “multitask”, característica das mulheres, que se conseguem focar em várias coisas ao mesmo tempo”, brinca.
Há 11 anos neste grupo empresarial e há dois na direcção desta empresa, a paredense salienta que “ser empreendedora não significa trabalharmos por conta própria, somos empreendedoras nos nossos cargos”.
Também ela, se vê confrontada com os problemas em conciliar as várias facetas da sua vida, mas quem faz com gosto consegue, garante: “Há tempo para tudo, é preciso é aproveitá-lo bem”.
Pela segunda vez neste encontro, Arminda Silva optou por inscrever-se e é agora também membro do Glow Woman Club. “É importante discutir a liderança no feminino. A minha filha já participou na academia para raparigas. Ser líder é inato nas mulheres, mas pode ser trabalhado”, defende. “Nunca me senti nem mais nem menos por ser mulher. O papel que a mulher ocupa no mundo empresarial não é o mesmo que há 40 anos atrás. Ainda há um caminho grande a percorrer, mas as oportunidades surgem e nós temos que ser responsáveis por as agarrar”, conclui a paredense.
O que é o Glow Woman Club
O GWC tem por missão promover a liderança no feminino e os desafios que à mesma são colocados. O projecto é agregador e aglutina todas as sinergias que um grupo de mulheres foi criando ao longo destes três últimos anos. O grupo dinamiza várias actividades, desde o Glow Lunch, almoço bimestral onde um conjunto de mulheres tem a oportunidade de socializar e partilhar conhecimentos e experiências, potenciando a criação de sinergias, parcerias e negócios; o Glow Branding You, com coaching em marca própria e consultoria de imagem personalizada; o Glow Academy, que inclui acções de formação e seminários e agora o Glow Network, com a criação de uma plataforma de networking online.
“O ano de 2015 foi para o Glow Woman Club um ano de intenso trabalho que resultou num aumento de 60% do número de membros activos e no lançamento do 1.º Peer Group, um grupo de carácter confidencial, onde mulheres profissionais partilham os mesmos valores e procuram treinar competências de liderança, evoluindo cada vez mais e conciliando eficazmente a sua vida pessoal e profissional”, diz a instituição.