Até 13 de Dezembro, está patente, na sede da Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós, a exposição colectiva “Capão de Freamunde – Séculos de História”.
Esta exposição acontece no âmbito da celebração da realização da primeira feira oficial, que com o tempo ganhou o capão como seu símbolo máximo, a 13 de Outubro de 1719. A 3 de Outubro do mesmo ano tinha sido concedida, por D. João V, à Confraria de Santo António, de Freamunde, a provisão régia, licença para a realização de feiras.
No início deste mês, a associação Pedaços de Nós lançou um desafio a cerca de 40 freamundenses ligados às artes para que, através de uma placa de madeira (dado Freamunde ter também uma secular ligação aos móveis), criarem, com técnica livre, a colecção “Capão de Freamunde – Séculos de História”.
Além disso, estão ainda presentes esculturas sobre o capão e algumas fotos cedidas por alguns particulares e jornais locais, bem como vídeos sobre a feira existentes no arquivo da RTP.
A colecção ficará na posse da associação e pretende ser o “ponto de partida para uma actividade regular de intervenção da Pedaços de Nós nas artes plásticas”, contando com a colaboração destes artistas para a elaboração de um plano a médio e longo prazo que pretende intervir sobretudo no meio escolar, refere a organização em nota.
A organização pretende ainda que esta exposição passe para outras localidades, nomeadamente, Villalba (Espanha), que também organiza uma Feira dos Capões a 21 de Dezembro, marcando, desta forma um “primeiro contacto”, “o princípio de uma geminação” para que outras relações possam surgir entre associações de Freamunde e esta terra.
É possível visitar esta exposição à sexta-feira e sábado das 21h00 às 23h00.