Os formandos do curso de Máquinas de Confeção, que tem como objectivo formar técnicos afinadores de máquinas de costura e que está a decorrer, há um ano, na extensão da Modatex, em Lousada, realizaram uma exposição, no Espaço AJE, intitulada “Máquinas Antigas e a sua Evolução”, para mostrarem o seu trabalho.

 

“Este curso é extremamente importante, na medida em que há escassez de técnicos, desta e de outras áreas, nas empresas de confecção. Estes formandos provam que é possível ter um novo projecto de vida, independentemente da idade”, destacou a vereadora do Desenvolvimento Económico e Social, Cristina Moreira, no âmbito da exposição. Já o vereador da Formação, António Augusto Silva, considerou “que a criação de condições para a instalação de um pólo [da Modatex] em Sta. Margarida foi uma decisão acertada”.

Paula Azevedo, coordenadora do curso, destacou que “a formação é muito requisitada pelas empresas de confecção de vestuário, estando já prevista colocação para todos os formandos”.

O curso está a ser frequentado por 12 alunos que, no final, vão estar aptos a entrar no mercado de trabalho na área da afinação de todo o tipo de máquinas de costura, mas também de serralharia, eletricidade-eletrónica e pneumática. O curso tem um total de 1.620 horas sendo as últimas 320 em estágio. A previsão para o início do estágio é o próximo mês de Junho. Os formandos têm idades compreendidas entre os 25 e os 50, encontrando-se todos em situação de desemprego, e sendo para muitos uma aposta numa área diferente.