De 21 a 23 de março, a XVI edição dos “Fins de Semana Gastronómicos” regressam a Paredes para dar a provar os melhores sabores da gastronomia local. A iniciativa é promovida pela Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, em parceria com o município, juntando-se ao evento “Primavera Festival da Flor”.
A edição deste ano dos “Fins de semana Gastronómicos” conta com a participação de sete restaurantes do concelho, a Casa do Baixinho (Paredes), Churrasqueira do Vasco (Paredes), Restaurante O Rei (Mouriz), Tasca do S’Zé (Cristelo), Solar da Brita (Louredo), Cozinha da Terra (Louredo) e Temos Pena – Restaurante(Madalena).
Durante os três dias dos “fins de semana gastronómicos”, em “terra dos tremoceiros”, são servidos como aperitivo, o tremoço, seguindo-se o cabrito assado no forno a lenha, acompanhado de arroz no forno. Para sobremesa há sopa seca e o pão de ló.
Esta iniciativa conta, ainda, com um programa de animação, que inclui visitas guiadas às Minas de Ouro de Castromil, ao Parque da Nossa Senhora do Salto, em Aguiar deSousa, ao Centro Interpretativo do Ciclo do Linho Orgânico, em Recarei, e aos Monumentos da Rota do Românico em Paredes como o Mosteiro de Cête, a Ermida daSenhora do Vale, em Cête, a Capela da Quintã, em Baltar, a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e a Torre dos Alcoforados, em Lordelo. As visitas guiadas devem serpreviamente agendadas.
Este ano destaca-se, também, o Doce Tremoceiro de Paredes, promovido pela autarquia e apresentado ao público, em 2024, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha de Pastelaria (Ano letivo 2023/24) do Agrupamento de Escolas de Paredes, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto de criação da receita inspirada no tremoço e na doçaria conventual.
O doce encontra-se à venda em diversas pastelarias do concelho. Durante o evento, a Casa de Louredo – Casa do Campo (em Louredo) é a sugestão de alojamento.