Os finalistas da 3.ª edição do concurso “TãmegaSousa Empreendedor– Onde as ideias se concretizam!”, serão divulgados no próximo dia 30, no Fórum para a Competitividade do Tâmega e Sousa – Território e Dinâmica Empreendedora, que irá decorrer no Auditório Municipal de Cinfães, informou fonte da CIM.
Segundo a mesma fonte, prazo de submissão de candidaturas terminou no passado dia 2, tendo sido recepcionadas cerca de uma centena de propostas nas três categorias a concurso, (ideias com futuro, Empresas com futuro e Categoria e Inovação social com futuro).
Após terem sido avaliadas as propostas, foram seleccionados 15 finalistas, cinco por cada categoria.
A cerimónia de entrega dos prémios dos vencedores do concurso contará com a presença de especialistas ligados ao desenvolvimento económico, empresários e empreendedores.
A sessão será dividida em dois painéis – “Tâmega e Sousa: um território desafiante” e “Indústria 4.0: o saber-fazer industrial”.
Em debate vão estar os desafios que se colocam aos sectores estratégicos da região, como o são a fileira da moda (calçado, têxtil e vestuário), o mobiliário, a metalomecânica, a construção, o turismo e a fileira do vinho (viticultura e indústria do vinho).
O fórum abordará, também, a cultura e da dinâmica empreendedora do Tâmega e Sousa., “Tâmega e Sousa: um ecossistema empreendedor”.
O Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Esta iniciativa é co-financiada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.