As Oficinas de Cinema de Animação destinadas aos alunos de Lousada do primeiro ao 12º ano, dos estabelecimentos de ensino públicos e particulares, têm uma nova edição. Os resultados vão ser apresentados no final do ano lectivo.
Cada oficina é constituída por seis a oito alunos, com 20 horas. No final do ano lectivo, os filmes são apresentados ao público em geral, no Auditório Municipal. Estão envolvidos os professores de português, história, filosofia, educação musical e educação visual que supervisionam a actividade e ajudam na pesquisa do tema e na escrita da história base para o filme.
Há várias etapas ao longo do ano lectivo, que é o tempo de duração do projecto, que vão desde uma visita guiada à Casa Museu de Vilar – “A Imagem em Movimento”; projecção de filmes de animação feitos em contextos semelhantes e utilizando técnicas do cinema de animação diferentes; a definição da técnica a usar no filme, de acordo com o programa da disciplina envolvida; a divisão do trabalho pelos alunos; a introdução à técnica “story board” e a adaptação dos estudos desenvolvidos nas aulas de Educação Visual ao Cinema de Animação, nomeadamente as personagens, adereços e cenários.
O objectivo é “proporcionar aos mais novos uma introdução dos princípios base das imagens em movimento”, ao mesmo tempo que o município pretende “potenciar a criatividade dos alunos e melhorar a qualidade das aprendizagens”, como afirma em comunicado.
Esta iniciativa está inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa – Operação 3 “Educar para Aprender” e tem o apoio da Casa Museu de Vilar.