Há 10 anos consecutivos que, no início de cada ano, o VERDADEIRO OLHAR destaca as pessoas, instituições e factos que marcaram o ano que terminou. Os prémios estão divididos em oito categorias distintas a que se junta o “prémio maior” de Personalidade do Ano.
Este ano, atribuímos o prémio de Personalidade do Ano a Júlio Mesquita, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, não apenas pelo trabalho que realizou em 2016, mas por todo o seu percurso à frente daquela que é mais antiga Santa Casa da Misericórdia da região.
Este transmontano de 71 anos, há meio século a viver em Penafiel, passou uma grande parte da sua vida ligado a algumas das principais associações do concelho. Quando foi eleito Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, em 2011, encontrou uma instituição num emaranhado conjunto de problemas financeiros e um clima de tensão entre os funcionários.
Em poucos anos, equilibrou as contas, recuperou grande parte do património religioso, comprou viaturas novas que prestam apoio domiciliário a dezenas de utentes, avançou com o projecto de recuperação da Igreja da Misericórdia, no coração da cidade de Penafiel, voltou a dar vida ao Museu de Arte Sacra, criou uma cantina social que serve, diariamente, 80 refeições a famílias carenciadas. Júlio Mesquita criou ainda a Rota das Igrejas de Penafiel, uma forma de turismo religioso que leva os turistas a conhecer as 10 igrejas da cidade.
Entre os muitos projectos que tem desenvolvido, conseguiu tratar do problema de degradação do antigo hospital de Penafiel, arrendando-o a uma entidade que brevemente inaugurará um hospital privado e criará 60 novos postos de trabalho.
Poderíamos resumir Júlio Mesquita como sendo o homem que transformou o cargo numa carga e que a leva até ao fim.