Figuras e Factos de 2024 – A Nossa Visão

0

Há 17 anos que o VERDADEIRO OLHAR dá início ao novo ano com a revelação das figuras e dos factos que marcaram os 12 meses anteriores. Na altura, fomos pioneiros na região ao atribuir estas distinções, numa iniciativa que nasceu com o propósito de refletir, enquanto redação, sobre os acontecimentos e os protagonistas que mais impacto tiveram na nossa comunidade.

Este trabalho é feito sem galas, sem cerimónias e sem formalidades. É um exercício pensado exclusivamente para os nossos leitores. Representa a nossa visão editorial sobre o ano que passou, traduzida num conjunto de escolhas que, como sempre, suscitam concordâncias e discordâncias. Sabemos que haverá quem discorde das nossas decisões e quem leia nestas escolhas tudo aquilo que nunca escrevemos. Mas isso faz parte do debate e da reflexão, e é também isso que queremos estimular com esta iniciativa.

Se há 17 anos fomos pioneiros ao criar estas distinções, este ano decidimos dar um passo em frente. Para além de destacar as figuras e os factos que entendemos terem engrandecido a nossa região, queremos também apontar aqueles que, no nosso entender, foram os piores.

Sim, este ano, o VERDADEIRO OLHAR não se limitará a homenagear. Vamos também expor aquilo que consideramos ter sido lamentável para a região em 2024: os piores factos e as piores figuras. As escolhas não serão feitas com ligeireza, mas com o mesmo rigor e sentido crítico que aplicamos ao destacar o que de melhor se fez.

Esse trabalho, deixamos para a próxima semana. Até lá, celebramos aqueles que, pela sua dedicação, esforço e impacto, merecem o nosso reconhecimento.

Fiquem atentos. Este espaço é vosso e nosso. E o que aqui publicamos reflete, como sempre, o compromisso do VERDADEIRO OLHAR em servir a região com isenção, clareza e determinação.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here