Em Fevereiro são várias as actividades previstas, integradas na programação dos 250 anos de elevação a cidade de Penafiel. Destaque para o “Penafiel Romântico” e para o Festival da Lampreia de Entre-os-Rios.
O programa começa com a inauguração da exposição de pintura “Janela Indiscreta” de Rui Duarte, no dia 7, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Penafiel. A exposição foca-se na obra cinematográfica da década de 70, realizada por Alfred Hitchcock, focando-se num olhar indiscreto e indagador sobre momentos da intimidade feminina. No mesmo dia, a Biblioteca Municipal vai também receber, às 21h30, a apresentação do livro “Alma Tua” de Miguel Gomes (texto) e Norberto Valério (fotografia).
Durante o mês, o Cinemax em Penafiel volta a acolher a Festa do Cinema Italiano com o ciclo de cinema documental “A Grande Arte no Cinema”, dedicado à arte mundial e aos seus protagonistas. “Gauguin no Taiti – O Paraíso Perdido” é o filme que os amantes de cinema vão poder assistir nos dias 9, 10 e 11, às 19h30. Já nos dias 23, 24 e 25, vai ser exibido, às 19h30, o Wunderkammer – também conhecido como os quartos das maravilhas ou cabinet de curiosités em francês –, que surgiu entre soberanos e coleccionadores da elite no século XVI.
Já no dia 11, a partir das 13h30, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, acolhe a habitual fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura, com os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do secundário a fazer provas orais. Haverá ainda um momento de animação a cargo da Troupe Palavras Vivas. No mesmo dia, às 8h30, vai decorrer, no Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, a competição de “Basquetebol (3×3) – CLDE Tâmega”.
“E porque Fevereiro é também o mês dedicado ao amor, o município de Penafiel preparou um fim-de-semana cheio de iniciativas para os apaixonados. Assim, o romantismo vai invadir Penafiel, como não podia deixar de ser, no dia 14 (Dia dos Namorados) com a inauguração do Portal Romântico ‘250 anos da Cidade’, às 14h00”, explica nota de imprensa da autarquia. Haverá ainda os quiosques da “Feira Romântica”, com a batucada e motards pela cidade, com um desfile “Passado/Presente” e com a declamação de poemas pelos cafés. Mais tarde, às 20h00, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai ser palco de um “baile romântico” dedicado aos anos 70, 80 e 90. Os bilhetes vão ser vendidos no próprio local. No dia seguinte, os casais vão ser desafiados a participar em alguns jogos. Os prémios incluem uma noite romântica num hotel com pequeno-almoço ou um jantar a dois, entre outros. Já no domingo (dia 16), vai ser entregue o “troféu do amor” a um dos casais mais antigos de Penafiel.
Na gastronomia, os amantes de lampreia à bordalesa ou com arroz vão poder degustá-la, por apenas 10 euros, no Festival desta iguaria típica, que vai decorrer de 20 a 23, na tenda gigante instalada no Cais de Entre-Os-Rios. Além disso, o município de Penafiel, em parceria com os restaurantes aderentes, vai promover, de 20 de Fevereiro a 31 de Março, a habitual Rota da Lampreia.
No dia 23, mais uma iniciativa, desta vez de cariz educativo, a acontecer no Museu Municipal de Penafiel, às 15h00. “Ao Domingo no Museu” é um projecto mensal educativo especialmente destinado às famílias, que conjuga a divulgação do acervo do Museu e a promoção das relações interpessoais e intergeracionais.
Para fechar a programação, no último fim-de-semana do mês (de 28 de Fevereiro a 1 de Março), realizam-se os Campeonatos Regionais de Infantis de Piscina Curta nas Piscinas Municipais de Penafiel, sob organização da Associação de Natação do Norte de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel. Nesta competição, prevê-se a participação de 250 atletas em representação de 21 clubes.