Cerca de 20 mil pessoas foram até Lousada para assistir ao Festival Vila, que teve como palco o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca.

Segundo nota de imprensa da Câmara Municipal de Lousada, o festival, que decorre de sexta-feira a domingo, contou com 28 horas efectivas de espectáculo e mais de 100 artistas locais – como As bandas locais tiveram um destaque especial na primeira noite do Vila, com os Ergo’s Band, Alcatrão e Bruno R, bem como diversos DJ’s que saíram do concurso de Battle DJ, e a Associação de Cultura Musical de Lousada – e oito artistas reconhecidos a nível nacional e internacional, com destaque para Virgul, Valas, No Maka, Diana Martinez & The Crib, Agir, Bruno R, The F*cking Bastards e Olga Ryazanova. Para os mais pequenos houve, no domingo, um espectáculo de Xana Toc Toc e insufláveis.

“A aposta nos artistas que nos são próximos permite que haja um envolvimento do público local, que gosta de assistir às actuações de quem conhece. Mas é, igualmente, gratificante para os artistas que têm o seu trabalho reconhecido”, salienta a vereadora da Juventude. Cristina Moreira destacou ainda a importância da parceria entre a Câmara Municipal e a Associação de Cultura Musical de Lousada e dos vários agentes económicos, nomeadamente os bares de Lousada, que ajudaram ao sucesso do evento.

Esta iniciativa foi co-financiada por fundos europeus no âmbito de uma candidatura ao “Programa Operacional Regional 2020”.