“A Luz que nos Toca” é o nome do Festival de Luz de Lousada, que contará, mais uma vez, com várias projecções em edifícios do concelho. Esta terceira edição do evento acontece esta sexta-feira, sábado e domingo, sendo que serão repostos os espectáculos apresentados nos dois últimos anos, no edifício dos Serviços Técnicos da autarquia e no Tribunal. “A novidade deste ano vai ser projectada na Capela do Senhor dos Aflitos”, informa nota de imprensa da Câmara Municipal.
Esta instalação interactiva contou com a participação dos jovens e seniores do concelho que pintaram a fachada da Igreja com padrões e texturas criados como desenhos, mãos e rostos dos cidadãos, flores, bordados, música, entre outros. “Cerca de duas centenas de pessoas participaram na sessão fotográfica que captou rostos e pormenores de mãos, assim como, as selfies que foram enviadas”, explica a autarquia.
Nas janelas da Biblioteca Municipal vão ser projectados os filmes de animação realizados pelos alunos dos estabelecimentos de ensino públicos e privados com a colaboração da Casa Museu de Vilar.
O Festival conta ainda com a participação de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os alunos do curso de Comunicação e Multimédia estão a preparar duas projecções de vídeo mapping para o edifício da Assembleia Louzadense e para a fachada lateral do edifício dos Paços do Concelho.
“A viagem do Elefante” é a peça que promete animar a noite de sábado, dia 2. Trata-se de um espectáculo teatral de rua da Companhia Trigo Limpo, Teatro ACERT. É a adaptação de um conto de José Saramago cujo cenário é um elefante de madeira, em tamanho real, iluminado que se vai deslocando na Avenida Senhor dos Aflitos.
“O concelho celebra o Ano Municipal da Solidariedade e convidou as associações e grupos locais para a construção e participação no espectáculo”, refere a Câmara.
Durante as três noites, vão haver projeções contínuas no exterior da Biblioteca Municipal, da Assembleia Louzadense, da Capela do Senhor dos Aflitos e na parte lateral do edifício dos Paços do Concelho.
Já no Edifício dos Serviços Técnicos as projecções vão decorrer, no dia 1, sexta-feira, pelas 21h40, 22h05, 23h20 e 23h45. A projecção que vai ser realizada no Tribunal tem como horários definidos 21h55, 22h20, 23h35 e 23h55.
No sábado as projecções repetem-se em três horários. No edifício dos Serviços Técnicos podem ser vistas às 21h40, 23h20 e 23h45. A fachada do Tribunal tem as projecções agendadas às 21h55, 23h35 e 23h55. Nesta noite vai também ser apresentado o teatro de rua “A viagem do Elefante”, entre as 22h00 e as 23h20.
No último dia do evento vão decorrer três projecções no Edifício dos Serviços Técnicos, uma pelas 21h40, outra pelas 23h20, e pelas 23h45 enquanto a fachada o Tribunal vai ser iluminada pelas 21h55, 23h35 e 23h55.