São duas publicações que o município de Paredes apresenta esta quinta-feira, às 19h00, na Biblioteca Municipal, no âmbito do Festival de Artes em Madeira de Paredes que se realizou este ano.
O “Livro de Atas” e o “Catálogo de Exposições” são os dois livros que serão mostrados hoje ao público, sendo que o primeiro reproduz o Seminário “A Madeira do Som, o Som da Madeira” e o segundo pretende abranger as Exposições de Luc Cavault, das Parcerias Criativas, do Concurso de Escultura e Fotografia, incluindo ainda o resultado das oficinas de Escultura e Talha.
Segundo o município refere em comunicado, a apresentação destas duas publicações, alusivas ao festival, pretende ser um “mote para o encontro com os artesãos e os participantes nas diversas acções realizadas durante o evento” realizado entre Setembro e Outubro deste ano e que teve como objectivo “homenagear os mestres e valorizar a arte da madeira de Paredes”.
Foram dias de “pura criatividade”, onde nesse périplo se cruzam também exposições, oficinas artísticas de escultura e da arte da talha, dança, música, teatro, fotografia, escultura e a performance, entre outras actividades.
O festival procurou homenagear e enaltecer o trabalho dos “mestres” do concelho que marcam a identidade desta zona, uma vez que Paredes é o “principal produtor e exportador de mobiliário português”, sublinha a nota.
A estreia do festival integrou um programa cultural diversificado, com várias iniciativas a decorrer ao longo de 2022, destacando-se o evento-âncora a realizar de 24 de Setembro a 9 de Outubro, a primeira edição de um formato Bienal.