O Festival de Luz contou, de acordo com a autarquia, com milhares de pessoas no centro da vila de Lousada. Durante as três noites em que decorreu o evento foram feitas projecções de acordo com o Ano Municipal do Ambiente e da Biodiversidade, no exterior da Biblioteca Municipal, da Assembleia Louzadense, da Capela do Senhor dos Aflitos, do Tribunal e do Edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal.
Com o mote “Semente para a vida”, o certame contou, no edifício dos serviços técnicos, com a apresentação de imagens de Lousada com fauna e flora, dando a conhecer as iniciativas desenvolvidas na área ambiental, como o Plantar Lousada, o Lousada Charcos, o BioLousada, o Inventário da Fauna e Flora e a iluminação LED.
Nas janelas da Biblioteca Municipal foram projectados os filmes de animação realizados pelos alunos dos diferentes agrupamentos de escolas e instituições particulares com a colaboração da Casa Museu de Vilar, no âmbito das Oficinas de Animação, com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas de Lousada, Dr. Mário Fonseca, Lousada Oeste, Lousada Este, Externato Senhora do Carmo e Colégio São José Bairros.
O vídeo mapping foi outra das atractividades do evento com a participação de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do curso de Comunicação e Multimédia, no edifício da Assembleia.
O concerto da artista portuguesa Áurea encheu, de acordo com nota informativa, a Avenida Senhor dos Aflitos.