Mais uma vez, a lampreia, com arroz ou à bordalesa, promete ser um chamariz para milhares de pessoas visitarem o concelho de Penafiel.

Durante cinco semanas, entre 17 de Fevereiro e 26 de Março, esta iguaria vai estar em destaque no “Festival da Lampreia Penafiel 2017”. Este ano, o número de restaurantes aderentes bate recordes: são 12 espalhados por todo o concelho.

Depois de, no ano passado, a Câmara Municipal de Penafiel ter optado por realizar o evento em moldes diferentes, devido ao grande investimento exigido, quer para a autarquia quer para os restaurantes aderentes, este ano, a zona ribeirinha de Entre-os-Rios volta a ser palco do festival, graças ao apoio da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. Assim, a 17, 18 e 19 de Fevereiro, diz nota de imprensa do município, os visitantes poderão degustar lampreia por apenas 10 euros. Nesse fim-de-semana, haverá ainda animação do Grupo dos Amigos do Cavaquinho de Canelas, do Rancho Folclórico de Ordins (Lagares) do Rancho Folclórico de S. Vicente de Pinheiro, do Grupo de Cavaquinhos da Associação para o Desenvolvimento de Lagares e do Rancho Folclórico de S. Pedro da Bela Vista (Galegos).

O certame continua depois até 26 de Março, nos 12 restaurantes aderentes, espalhados pelo concelho de Penafiel: em Eja/Entre-osRios, na “Casa das lampreias”, Restaurante “Entre-os-Rios Marina” e no Restaurante “Taberna Fininha”; nas Termas de São Vicente, no “Hotel Pensão Aliança” e no Restaurante “Quinta da Torre – Inatel”; em Galegos, no Restaurante “Mozinho”; em Penafiel/Marecos, no Restaurante “O Sousa”; em Croca, no Restaurante “D´Aurora”; em Boelhe, no Restaurante “O Paladar”, em Abragão, no Restaurante “Solar do Souto” e no Restaurante “Rocha” e em Torrão/Marco de Canaveses, no Restaurante “Ponte de Pedra”.

Além disso, refere a autarquia, o município de Penafiel e a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal vão promover, no dia 19, a iniciativa “Fim-de-semana gastronómico”.