Serão 22 dias de programação cultural, com 66 concertos, 22 espectáculos para famílias e 15 novas criações, envolvendo artistas de referência nacional e internacional da música contemporânea e as colectividades culturais do Tâmega e Sousa.
O Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa vai decorrer entre Maio e Julho, aos fins-de-semana, dinamizando as quintas barrocas da região.
A iniciativa vai ser promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Norte e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
“Concebido como um evento cultural intermunicipal, em rede, com impacto à escala regional e nacional, o Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa pretende privilegiar actividades que estimulem a visibilidade e atractividade das quintas e casas nobres do período barroco, enquanto lugares de experiência turística de qualidade e diferenciadora e de fruição cultural distinta, mas também contribuir para a formação de novos públicos culturais, envolvendo os agentes culturais e a comunidade local na construção da programação e proporcionando novas experiências e memórias aos visitantes, turistas e residentes”, explica nota de imprensa. O evento, com uma dimensão turística, pedagógica, lúdica e social, pretende tornar-se “numa marca forte do Tâmega e Sousa, capaz de vincular este território à sua cultura e ao seu património, mas igualmente aos seus produtos endógenos, como o vinho verde, a gastronomia, as tradições e as suas gentes”, explica a CIM do Tâmega e Sousa.
A apresentação oficial do programa está agendada para o dia 28 de Abril, na Quinta da Aveleda, em Penafiel, com a presença de várias entidades.