Inicia já esta quinta-feira, a Festa em Honra do Senhor dos Aflitos, em Lousada, também, conhecida por Festa Grande, evento que conta com um programa musical com nomes bem conhecidos do público nacional e onde sobressaem Tiago Bettencourt, que actua  na sexta-feira, e o artista José Cid, que actua no sábado. No domingo, o artista convidado é Matias Damásio.

A habitual cerimónia solene de entrega de distinções honoríficas a personalidades e instituições do concelho este ano não vai ocorrer, por decisão dos vereadores quer do PS e do PSD em reunião de câmara, adianta a Câmara de Lousada.

Um dos momentos altos que irá marcar, como acontece todos os anos, a Festa Grande é a Procissão em Honda do Senhor dos Aflitos, com o cortejo a percorrer as principais artérias da vila de Lousada, um momento que convita sempre à reflexão e que é acompanhado por milhares de fiéis e emigrantes que, nesta altura do ano, se deslocam a Lousada.

No domingo à noite, quem se deslocar a Lousada terá, também, oportunidade de ver as tradicionais tigelinhas iluminadas, no jardim do Senhor dos Aflitos, num espectáculo único, que mobiliza milhares de pessoas e transforma por completo aquele que é um dos espaços nobres e mais emblemáticos da vila.

Segundo nota de imprensa, para os amantes das bicicletas, no sábado, realiza-se o IX Concentração de Pasteleiras ou Bicicletas Antigas, com partida na Avenida Senhor dos Aflitos.

Na segunda-feira, feriado municipal,  decorre a tradicional prova de ciclismo, numa organização da Associação de Ciclismo do Porto, com a presença de várias equipas da região Norte. A noite será preenchida com os grupos de bombos e Zés Pereiras e a Fanfarra Majoretes de Vizela, seguindo-se a marcha luminosa, que irá seguramente levar a Lousada milhares de pessoas.Na terça-feira, está agendada a actuação da Banda Louzada, composta por jovens do concelho, sendo a primeira vez que actuam neste contexto.

Refira-se que no sábado e numa antecipação à Festa Grande decorreu o concerto de abertura das festas em Honra do Senhor dos Aflitos, com a presença do Coro Paroquial de São Pedro de Sanfins de Ferreira.

Publicidade