A Feira do Livro de Lousada tem início marcado para dia 22 de Outubro, na Avenida Senhor dos Aflitos, prolongando-se até dia 25. Enquadrado neste seguimento vai realizar-se a quarta edição das Jornadas Pedagógicas da Rede de Bibliotecas Escolares, numa parceria entre o Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente, a Câmara Municipal de Lousada, a Biblioteca Municipal, e os responsáveis pelas Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Lousada, nos próximos dias 23 e 24 de Outubro.
O mote para estas jornadas, que vão ter lugar no Auditório Municipal, é a “Escrita humorística”.
Na sexta-feira, dia 23, a sessão de abertura está agendada para as 9h30, seguindo-se uma sessão de poesia satírica “Quem tem farelos?”, de Renato Filipe Cardoso.
A conferência de abertura é da responsabilidade de Francisco José Viegas, que vai abordar o tema das Jornadas. Segue-se a “Conversa de vida”, com Mário de Carvalho. O dia de trabalhos tem continuidade com as intervenções de Luís Afonso e Rui Cardoso Martins para responder à questão “Há um humor português?”, seguindo-se Leonor Riscado e Isabel Machado com “Boas práticas em Rede”.
No sábado os trabalhos começam pelas 9h00 com um apontamento musical protagonizado pelo Conservatório do Vale do Sousa. “O português ri de quê?” é o tema apresentado por José de Pina e Luís Filipe Borges. “Falar a sério a rir” é tema da intervenção de Ana Saldanha e Onofre Varela. Depois de almoço é a vez de Fernando Alvim e Joana Marques falarem sobre o tema “O humor é uma questão de tempo”. Ana Markl e Maria do Céu Machado vão refletir sobre “Ter graça ou ser engraçado, o humor na adolescência”. As Jornadas terminam com uma actuação da Jangada teatro.
As inscrições, que têm um custo de 10 euros, devem ser efetuadas até dia 18 de Outubro, domingo, através do site www.cfaesousanascente.org/rbl. De referir ainda que as Jornadas são devidamente acreditadas.