Começa esta quarta-feira a edição de 2019 da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo & Mercado Oitocentista de Valongo. A iniciativa prolonga-se até domingo, dia 2 de Junho e tem como principal objectivo valorizar e divulgar dois produtos de excelência – a Regueifa e o Biscoito.
Durante estes dias, o eixo central da cidade de Valongo, com praças e ruas livres de trânsito e decoradas, transforma-se para para receber os muitos milhares de visitantes que vêm conhecer e saborear o pão, a regueifa, os biscoitos, a Sopa Seca e demais iguarias gastronómicas típicas da região.
Este evento cultural assume-se também como uma homenagem a uma das principais marcas identitárias do município de Valongo e à sua história indissociável da panificação, pois foi durante muitos anos o principal abastecedor de pão da cidade do Porto.
A iniciativa é promovida desde 2014 pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo.
“A Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo & Mercado Oitocentista retrata a nossa tradição, aliando-lhe criatividade e inovação. Passa-se o testemunho às gerações vindouras, fazem-se reviver os saberes, usos e costumes dos mais velhos. Estamos a reactivar memória”, defende o presidente da Câmara de Valongo. “Sentimos a necessidade de alargar para cinco dias a duração da feira e vamos continuar a apostar no seu crescimento”, acrescenta José Manuel Ribeiro.
A Câmara de Valongo já anunciou também que, num apelo à preservação do ambiente, serão distribuídos por alunos do concelho 10 mil sacos de pano.
“A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista envolve centenas de participantes, desde padeiros, biscoiteiros, doceiros, escolas, confrarias, associações, artesãos, empresas, restaurantes”, descreve a autarquia.
Estarão presentes as principais padarias e biscoitarias do concelho e haverá animação diária, com fabrico ao vivo, recriações históricas, exposições, cortejos, teatro, danças, passeios a cavalo, workshops, showcookings e grandes espectáculos musicais.
A abertura acontece na quarta-feira, pelas 14h30, com o Desfile Alegórico de Escolas. No dia 30 há showcooking com o chef Chakall e, no dia 31, a Bênção do Pão e Cortejo de Padeiros.
Para o dia 1 de Junho está agendado o concerto de José Cid e no dia 2 decorrem o IV Capítulo da Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito e o Concurso da Melhor Regueifa e do Melhor Biscoito da Feira, assim como o espectáculo humorístico com Herman José.
O certame encerra nesse mesmo dia com a procissão e Pregão de Santo António dos Almocreves.