O FC Paços de Ferreira emitiu um comunicado, esta segunda-feira, na sequência do incumprimento contratual e comercial estabelecido entre o clube e a Lacatoni, relacionados com a utilização indevida de equipamentos desenhados para os castores e fornecidos a outros clubes.
A direcção do FC Paços de Ferreira, SDUQ, Lda lembra que desde a temporada 2016/2017 que o design dos equipamentos do clube é da responsabilidade do seu departamento de marketing e da empresa Bullseye, sendo propriedade intelectual do clube. “Pelo que a sua utilização por parte de outros clubes carece, inequivocamente, de expressa autorização desta sociedade desportiva, o que jamais sucedeu”, salientam os castores.
Mas o 3.º equipamento do Clube Desportivo de Mafra, fornecido pela Lacatoni, é “uma cópia exacta” do equipamento alternativo do Paços da temporada 2016/2017, informa o comunicado. O clube notificou o CD Mafra e a Lacatoni, exigindo a não utilização e comercialização dos mesmos, tendo a marca reconhecido a insustentabilidade da situação e procedido à recolha de todos os equipamentos na posse daquele clube, refere o Paços.
“Hoje, já depois de uma reunião entre o FC Paços de Ferreira e a Lacatoni onde foi transmitido que não admitiríamos a usurpação dos nossos designs para utilização por outros clubes, tomamos conhecimento de reiteração da conduta por parte da Lacatoni, uma vez que o CCD Santa Eulália, apresentou como novos equipamentos para a presente temporada, os mesmos equipamentos que o nosso clube utilizou na época 2017/2018”, acrescenta a direcção do Paços.
“O FC Paços de Ferreira admite que, tal como o CD Mafra, o CCD Santa Eulália seja alheio à propriedade industrial e intelectual dos equipamentos que apresentaram. No entanto, procedemos de imediato à notificação deste clube, sempre na defesa quer dos direitos quer da imagem do nosso clube”, sustentam os castores.
Esta actuação da Lacatoni será alvo de uma reacção legal, promete o clube. “A reincidência da Lacatoni neste tipo de comportamentos e bem assim a omissão da informação e incumprimento de obrigações contratuais confere à FC Paços de Ferreira, SDUQ, Lda a tomada de posição legal para defesa dos seus legítimos interesses e direitos, daí se retirando não apenas as consequências legais como as comerciais que se vinham mantendo com aquela empresa”, adianta comunicado.