Uma família de Recarei, com uma infectada com COVID-19, foi realojada no Jardim-de-Infância de Trás de Várzea, na freguesia, enquanto decorre o tratamento. A habitação em que viviam não tinha condições para que fosse implementado o isolamento necessário nesta fase.
A sinalização do caso partiu de Belmiro Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Recarei. “Fui contactado por um familiar. A família vive numa casa antiga, sem casa de banho e com divisórias feitas de cortinas que não permitia o isolamento da pessoa infectada”, explica.
Trata-se de uma mulher de 50 anos, que vive com a mãe de 87 anos e o sobrinho de 22 anos.
Belmiro Sousa contactou a Câmara de Paredes na sexta-feira à noite e, rapidamente, de um dia para o outro, adaptou-se o Jardim-de-Infância Trás de Várzea para acolher a família afectada pela pandemia. No sábado à tarde já foram transportados para o local.
A Junta de Freguesia está a dar todo o apoio e o Centro Social de Recarei está a fornecer a alimentação.
Segundo Belmiro Sousa, face ao aumento de casos na freguesia está já preparado um plano para acolher outros infectados que tenham de ficar separados da família no pavilhão desportivo. “Esperamos que não seja preciso”, confessa.