À pergunta “o que considera estar em falta no concelho?” a maioria dos 611 cidadãos que respondeu a um inquérito realizado à população de Paços de Ferreira, pela Câmara Municipal, no âmbito do Ano Municipal do Ambiente e Cidadania, respondeu: limpeza dos espaços públicos, ciclovias e/ou ecovias, ruas e áreas arborizadas, e áreas verdes e de recreio nas freguesias.
Os dados foram, ontem, apresentados, no Fórum Ambiente AMAC19, reunião de trabalho aberta à população em que foi também debatida a criação do Observatório Ambiental de Paços de Ferreira.
Os inquiridos deixaram ainda sugestões de projectos que gostavam de ver concretizados na área do ambiente, como a colocação de mais ecopontos e oleões, a limpeza de cursos de água, limpeza e vigilância da floresta, criação de zonas pedestres onde o trânsito é proibido, mais acções de sensibilização ambiental nas escolas e instituições, retirar o trânsito de pesados do centro das cidades, promover concursos de ideias ligadas ao ambiente e incentivar projectos locais e a criação de novos espaços verdes.
Não é seguro andar a pé devido ao mau estado dos passeios ou falta deles, dizem mais de 40% dos inquiridos
Segundo a autarquia, o objectivo foi “obter o diagnóstico de hábitos sociais e ambientais que fundamentarão futuras práticas e projectos municipais, aproximando-os assim dos cidadãos”.
O inquérito visou reunir dados sobre o significado e valor das paisagens do concelho de Paços de Ferreira para os seus cidadãos, a forma como as pessoas usufruem dos diferentes espaços constituintes dessas paisagens, os hábitos e as necessidades dos moradores nesses espaços e os projectos que poderão ser desenvolvidos pelo município no âmbito das políticas ambientais.
No total foram validados 611 inquéritos a pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de ensino e na maioria residentes no concelho de Paços de Ferreira (91,8%).
A maioria dos inquiridos dá uma importância alta ou muito alta a ter um parque verde próximo da residência e diz visitar essas estruturas entre uma a oito vezes por mês (havendo mais de 12% que falam em mais de 15 vezes mensais). 25% dos que responderam ao inquérito dizem deslocar-se a pé para as praças, parques, jardins ou lagos a visitar no concelho, enquanto mais de 70% continua a fazê-lo de carro. Os espaços verdes mais frequentados no concelho são o Parque Urbano de Paços de Ferreira e o Parque de Lazer de Freamunde, apontam os entrevistados.
58,6% respondeu que há falta de espaços verdes e de recreio no concelho. A maioria diz, ainda assim, que os que existem são satisfatórios ou muito satisfatórios e que os usa para convívio, passeio ou caminhadas.
À pergunta “considera ser confortável e seguro andar a pé no concelho de Paços de Ferreira?” 42,6% respondeu que “não”, apontando como motivos principais o “mau estado dos passeios ou falta deles”, “falta de árvores ou vegetação”, “perigo e/ou ruído da proximidade das estradas” e “falta de sombra ou abrigo”.
451 das 611 pessoas que responderam ao inquérito separa o lixo, sendo que os que não separam apontam como “desculpa” a distância ao ecoponto.