Faleceu Júlio Mesquita, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, uma das mais antigas da região e do país, desde 2011. Tinha 74 anos.
Júlio Mesquita nasceu em 28 de Junho de 1945, em Assares – Vila Flor – Bragança, mas há mais de 50 anos (desde 1963) que a sua vida está interligada com a do concelho de Penafiel, onde vivia.
Profissionalmente, foi professor do ensino básico e delegado de informação médica até se reformar.
Sempre desempenhou um importante papel ao nível do associativismo local, tendo sido presidente da direcção da Assembleia Penafidelense durante quatro mandatos consecutivos; presidente da direcção do Lions Club de Penafiel, durante dois mandatos; membro do conselho superior do FC Penafiel; e presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, durante dois mandatos, instituição à qual continuava ligado, entre outros. Era ainda membro da direcção do Secretariado Regional do Porto da União das Misericórdias Portuguesas.
As cerimónias fúnebres estão restringidas devido à pandemia. O corpo estará amanhã em câmara ardente na Igreja da Misericórdia.