Faleceu, esta quinta-feira, Sebastião Pereira de Almeida Borges Júnior, fotógrafo de Penafiel e dono da “casa de fotografia mais antiga da cidade”. Tinha 92 anos. O corpo está em câmara ardente na Capela Mortuária da Misericórdia. O funeral é esta quarta-feira, dia 16, às 10h30, na Igreja da Misericórdia.
Natural de Penafiel, Sebastião Borges Júnior era filho de pai fotógrafo, proprietário da Fotografia Borges, sita na Rua do Paço, e desde muito cedo começou a trabalhar na área.
Anos mais tarde haveria de fundar, com o irmão Cândido Borges, a Foto-Borges, no n.º 121 da Avenida Sacadura Cabral, e mais tarde, em 1955, no n.º 109 da mesma avenida, onde permaneceu até aos dias de hoje.
“Na Foto-Borges tiravam-se fotografias de estúdio, faziam-se retratos, ampliações, revelações e impressões de trabalhos amadores, bem como reportagens de casamentos, reportagens dos festejos e das tradições de Penafiel, e registo fotográfico da evolução da cidade ao longo das várias décadas. De salientar, ainda, as reportagens da passagem de vários membros do governo por Penafiel, antes e depois do 25 de Abril, tal como, a visita do Presidente Marechal Carmona aquando da inauguração da estação dos correios de Penafiel e da inauguração da Ponte Duarte Pacheco em Entre-os Rios, em 1941, e o regresso do Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes à sua terra natal, depois do um exilio forçado pelo presidente de conselho António de Oliveira Salazar. Mas, ainda, o registo fotográfico das figuras típicas penafidelenses, bem como o registo fotográfico dos clubes de futebol da cidade, o Sport, o União e, mais tarde, o Futebol Clube de Penafiel”, descreveu a Câmara Municipal de Penafiel que, em 2018, lhe atribuiu a Medalha de Mérito Municipal Dourada nas cerimónias do 3 de Março.
Sebastião Borges Júnior dedicou mais de 80 anos à arte da fotografia, registando a evolução do concelho e das suas gentes, contribuindo para a sua memória e identidade e prestigiou o comércio de Penafiel, salientou o município.