Fernando Vasconcelos, antigo presidente da Câmara de Paços de Ferreira, faleceu aos 87 anos. O município decretou três dias de luto municipal.
Nascido em 1932, em Freamunde, Fernando Manuel Torres Matos de Vasconcelos, licenciou-se em Medicina pela Universidade do Porto.
Ao longo de uma vida recheada de luta e de sucesso, foi Delegado de Saúde do concelho de Paços de Ferreira e director dos Centros de Saúde de Paços de Ferreira e de Freamunde.
Em funções políticas, Fernando Vasconcelos foi fundador da Frente Democrática nos primeiros meses após a Revolução de 25 de Abril de 1974, vindo a exercer as funções públicas de presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, assumindo funções a 20 Janeiro de 1977, sendo sucessivamente eleito durante os quatro mandatos consecutivos.
Foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira em 1993, sendo sucessivamente eleito durante três mandatos consecutivos; foi deputado da Assembleia da República na IV legislatura (1985 a 1987); Governador Civil do Porto durante dois anos; dirigente associativo de diversas colectividades, como a Santa Casa da Misericórdia de Freamunde, tendo ainda colaborado com a Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira. Chegou ainda a integrar a direcção do Sport Clube de Freamunde, entre outras associações locais.
Em 2017, recebeu a Medalha de Honra – Grau Ouro do Município de Paços de Ferreira, no âmbito das comemorações dos 181 anos do concelho.
O corpo estará em câmara ardente a partir das 16h00 de sábado na Capela de S. Francisco, em Freamunde. As cerimónias fúnebres serão presididas pelo Bispo Emérito da Diocese do Porto, D. António Taipa, e o corpo será sepultado no cemitério nº 1 de Freamunde.