Depois de ter desenvolvido um projecto para levar música à varanda dos idosos isolados já premiado, Nuno Queirós, animador sócio-cultural de Valongo, lançou agora uma outra ideia que quer “espalhar amor” nas varandas e janelas do concelho.
O objectivo é cumprido com faixas simples que os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Valongo, onde trabalha, ajudam a pintar. “É uma forma de se ocuparem e sentirem úteis”, refere o responsável pela iniciativa. Já foram feitas cerca de 300, com as palavras “Espalhe Amor” e corações, a maioria já distribuídas e que ultrapassaram os limites do concelho. “Começamos na quarta-feira e já vamos ter de renovar o stock. Já temos faixas em Vila Nova de Gaia, Amarante, Paredes e Penafiel também”, adianta Nuno Queirós.
A grande meta é transmitir uma mensagem positiva em tempos que continuam a ser difíceis. “As pessoas estão stressadas e a precisar de alento. Isto é para ajudar a manter o positivismo”, argumenta.
A página que dinamiza, Nuno & Os Idosos, que começou pela música à varanda, também se reinventou e além de combater o isolamento tem procurado ajudar o comércio local com alguma divulgação.
As faixas podem ser pedidas juntou da página e são para colocar em janelas e varandas.