É já em Maio, de 8 a 10, que a freguesia de Lagares, no concelho de Penafiel, volta a receber a Extreme XL Lagares, uma das maiores competições a nível nacional e internacional de Extreme Enduro.
Segundo Paulo Moreira, director da competição, as expectativas para a edição deste ano voltam a ser elevadas.
Ao Verdadeiro olhar, o responsável pela organização da corrida destacou que a três meses da prova estão já inscritos 360 pilotos, sendo objectivo chegar aos 400.
“Estamos a falar de um dos maiores eventos a nível do país e do estrangeiro. As nossas expectativas mantêm-se elevadas e o nosso foco passa manter a qualidade da prova e superar o número de espectadores que no ano passou foi de cerca de 60 mil pessoas”, disse, sustentando que a Extreme XL Lagares este ano irá apresentar um figurino diferente.
“Ao contrário do que sucedeu no ano passado, este ano o quartel-general da prova vai deixar de estar em Quintandona, Lagares, para ficar situado em Vila Nova de Gaia. Este ano devido ao elevado número de inscrições, tivemos que deslocar o quartel-general”, destacou, realçando que a prova este ano, terá outra novidade, a realização de uma volta em Lagares em vez das duas do ano transacto.
Falando do impacto da Extreme XL Lagares na região, e em especial no concelho de Penafiel, Paulo Moreira concordou que a competição envolve uma logística pesada, sendo mais de duas pessoas que integram as respectivas equipas e que durante os três dias vão ficar alojadas na região.
“A prova pela dimensão e visibilidade que assumiu, constitui já um veículo de desenvolvimento do concelho de Penafiel, mas também de Paredes, uma vez que abrange também uma parte do município vizinho. Tanto os hotéis em Penafiel como em Paredes e até mesmo Valongo estão lotados, nesses dias”, garantiu, acrescentado que o facto de a competição trazer à região nomes consagrados do Hard e Extreme Enduro faz com que a região acabe por sair beneficiada em termos económicos.
Estima-se que o Extreme XL Lagares volte a ter este ano a presença de pilotos de várias nacionalidades. No ano transacto, o número de pilotos que participaram foi de 26 países diferentes.
O primeiro dia da competição inicia em Vila Nova de Gaia, no Quartel da Serra do Pilar, seguindo para a Ribeira do Porto, no dia 9, e termina, no dia 10, em Lagares, numa prova que irá abranger os concelhos de Penafiel e Paredes.