A 26.ª Exposição Ornitológica de Paços de Ferreira, que decorre entre 24 e 26 de Novembro, no Parque Urbano de Paços de Ferreira, tem já inscritos 80 expositores de vários pontos do país e cerca de mil aves, informou o presidente da Associação Ornitológica de Paços de Ferreira, Nelson Mendes.
Segundo o organizador, o evento tem vindo a suscitar, nos últimos anos, um interesse acrescido por parte não apenas dos expositores mas, também, dos muitos visitantes que do Norte a Sul do país se interessam pela ornitologia.
Ao Verdadeiro Olhar, Nelson Mendes assegurou mesmo que a mostra tem vindo a aumentar o número de presenças, sendo esperados, este ano, visitantes da vizinha Espanha.
Nelson Mendes revelou, também, que a ornitologia tem vindo a assumir visibilidade na região, sendo já significativos os clubes existentes, mas defende que falta mais reconhecimento por parte das entidades públicas para com a actividade. “Confesso que a ornitologia tem vindo a assumir cada vez mais visibilidade, mas verifico que relativamente à caça, a ornitologia não tem o mesmo reconhecimento. Ora, estamos a falar de uma actividade que tem um papel determinante para a conservação e manutenção da biodiversidade e que necessita de ser mais apoiada”, afiançou.
Neste evento, será atribuído o prémio para a melhor exposição e melhor criador oferecido pelo município de Paços de Ferreira.
A Associação Ornitológica de Paços de Ferreira tem 900 associados, sendo a maior associação a nível nacional.