Foi inaugurada, no Museu Municipal de Penafiel, a exposição “Fuga do Caos e do Abismo”, de Graça Morais, “um dos maiores nomes da pintura portuguesa com reconhecimento nacional e internacional”, realça nota de imprensa da Câmara Municipal.

Com a colaboração do município de Penafiel e coprodução Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, esta exposição presta tributo ao penafidelense António Rocha Melo, neurocirurgião de renome internacional distinguido em 1996 com a Medalha de Ouro da Cidade que teve “um papel fundamental na concretização do Museu Municipal de Penafiel”.

“A exposição reflecte uma das maiores crises humanitárias que tem como protagonistas migrantes a caminho do exílio e refugiados coagidos que arriscam a própria vida, na utopia de um destino melhor. Nas suas obras, Graça Morais baseia-se nas imagens transmitidas pelos meios de comunicação social que, apesar da tragédia, procura encontrar alento e compaixão ao contrapor com figuras heróicas e de esperança”, refere a autarquia.

“É com muita satisfação e orgulho que acolhemos, em Penafiel, uma exposição que retrata um tema muito atual na nossa sociedade, a crise da migração e dos refugiados”, disse o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, durante a cerimónia de inauguração.

“Gosto muito de ver as minhas obras neste espaço amplo do Museu Municipal de Penafiel. A minha exposição homenageia um homem com grande sentido de humanidade e generosidade. Espero que as pessoas, ao visitar a minha exposição, reflictam sobre a crise humanitária que vivemos”, acrescentou Graça Morais.

A exposição “Fuga do Caos e do Abismo” vai estar patente, no Museu de Penafiel, até 26 de Fevereiro de 2017.