Experiências lúdicas, didácticas e formativas na Semana da Juventude de Paços de Ferreira

Começa hoje e quer “dar voz” aos jovens pacenses, incentivando o seu envolvimento nas questões da juventude

0

A II Semana da Juventude do concelho de Paços de Ferreira começa hoje e termina a 13 de Outubro.

Segundo a Câmara Municipal, o objectivo é promover a participação activa dos jovens do concelho, proporcionando-lhes experiências lúdicas, didácticas, formativas e inovadoras.

“Com uma programação diversificada, esta iniciativa pretende ‘dar voz’ aos jovens pacenses, incentivando o seu envolvimento nas questões da juventude, do associativismo jovem, do empreendedorismo social, do voluntariado activo, da educação para a saúde, da educação ambiental e da cidadania”, explica nota de imprensa.

Haverá workshops, conversas, acções de sensibilização e um encontro de Tunas, entre outras actividades.

A semana inicia com a apresentação do livro “Os Originais”, da autoria de Jacinto Jardim e com prefácio da vereadora da Acção Social, Saúde, Juventude e Tempos Livres, Filomena Silva. Segue-se um workshop de inovação social e actividades no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental, com a apresentação da curta-metragem “No limiar do pensamento”, de Carlos Sequeira.

No dia 11 de Outubro, a Mega Tenda Associativa pretende mostrar as potencialidades de vivências europeias, nomeadamente no programa ERASMUS +, conversar sobre a “A Europa e as suas oportunidades” e reflectir sobre os desafios da juventude. “Este será um espaço de partilha de experiências, de conhecimentos e do trabalho de entidades que, diariamente, se debruçam sobre as questões da juventude”, refere a autarquia. O dia termina com o Traja-te–IV Encontro de Tunas Universitárias.

Para o fim de semana está agendada a actividade “Desapega-te, dá valor ao que já usaste!”, uma feira para troca de roupas usadas, seguindo-se “Conversas sobre moda”, com as bloggers Rita Valente e Fátima Silva, que irão dar dicas sobre como reutilizar roupas antigas. 

O projecto “Mãos à obra” entrará em acção também durante o fim-de-semana, através da limpeza de um espaço público. Há ainda lugar para uma acção de sensibilização para o não consumo de álcool por menores, através do “Trunfo não é copos”, a ser realizado nos bares do concelho, em parceria com o Centro de Respostas Integradas – CRI Porto Oriental.